Home » Artistas » Edu Ardanuy

Edu Ardanuy

Imagem ilustrativa

Edu Ardanuy nasceu em 20 / 06 / 67 influenciado por bandas como Deep Purple, Led Zeppelin, Rush e Van Halen, entrou na cena do rock brasileiro no o final dos anos 80, hoje considerado um ícone da guitarra brasileira. Em meados de 1991 junto aos irmãos Andria e Ivan Busic formou a banda Dr. Sin da qual faz parte até hoje. O Dr. Sin conseguiu seu 1º contrato em 1992 quando se aventuraram em uma viagem para New York (EUA) distribuindo sua demo-tape para uma série de gravadoras e tocando em alguns bares.

Após alguns meses de trabalho conseguiram um contato com a gravadora Warner e acabaram fechando um contrato internacional para a realização do 1º álbum intitulado Dr. Sin (1993). Depois vieram os álbuns: Brutal (1995), Insinity (1998), Alive (1999), Dr. Sin II (2000) este com a participação do americano Mike Vecera assumindo os vocais. Voltando a formação original gravaram em 2003 um projeto com CD e DVD intitulado 10 anos ao vivo.

Em 2005 veio o albúm Listen To The Doctors que foi um projeto onde gravaram versões (covers) de grandes bandas, depois o CD Bravo (2007) e finalmente o álbum Animal (2010). Com o Dr. Sin Edu participou de grandes festivais como Hollywood Rock, Monster of Rock, M 2000 Sumer Concert, Skol Rock e Live’n’Louder. Com mais de 20 anos de estrada participando de grandes festivais e shows internacionais o Dr. Sin teve oportunidade de tocar ao lado de grandes nomes do cenário do rock mundial como: AC/DC, Pantera, Black Sabath, Kiss, Mr. Big, Nirvana, Dream Theater, Scorpions, Dio, Steve Vai, Joe Satriani, Ynguie Malmsteen, etc.

A carreira de Edu Ardanuy começou com a banda The Key (1988) onde gravou seu álbum de estréia, depois na banda Anjos da Noite (1989) junto ao seu irmão Átila Ardanuy teve seu 1º contrato com uma gravadora multinacional (BMG) gravando o álbum intitulado Anjos da Noite. Com os irmãos Andria e Ivan Busic gravou um CD com cantor Supla e este com certeza foi o embrião do Dr. Sin. Com o mesmo trio gravou seu 1º projeto solo instrumental, que acabou não sendo lançado por problemas contratuais com a gravadora Warner, pois não queriam que nada do futuro trio fosse lançado antes do álbum de estréia da banda, o trio também gravou com o cantor Eduardo Araújo um disco de Country Rock com o ilustre convidado Edgar Winter.

Outro projeto foi o Tritone, um trio de guitarras instrumental ao lado de dois grandes guitarristas brasileiros Frank Solari e Sérgio Buss onde gravaram o albúm Just for fun (and maybe same maney). Com seu irmão Marcus Ardanuy, Gustavo Filipovich e Marcus Bavine, formaram a banda Tork lançando o 1º trabalho em 2008. No mesmo ano Edu resolveu resgatar a idéia de um trabalho solo instrumental, e com a ajuda do produtor Thiago Bianchi, e os músicos Marcell Cardoso (Bateria), Duda Lima (Baixo) e Fabrizio Di Sarno (Teclados) gravou seu aguardado álbum solo Chamado Electric Nightmare, lançado em 2009. Edu Ardanuy não adquiriu seu prestigio pelos meios normais (radio e televisão), sempre esteve na contramão da mídia fazendo acima de tudo o tipo de música que gostava independente das conseqüências.

Não se tornou um grande guitarrista por acaso, passou a maior parte da sua vida com a guitarra nas mãos pesquisando as infinitas possibilidades desse incrível instrumento, não por obrigação muito menos contando as horas de estudo no relógio e sim por puro prazer de tocar guitarra.

Já esteve inúmeras vezes em capas de revistas especializadas como Guitar Player, Cover Guitarra, Guitar Class entre outras, Edu não acredita em modas ou tendencias, deixem isso para os mercenários desprovidos de talento que vendem a mãe por um hit na FM, para se ter uma carreira longa e sólida é preciso respeitar a arte e ter integridade musical, dessa forma podemos ser respeitados no futuro.