Home » Artistas » Ximba Uchyama

Ximba Uchyama

Imagem ilustrativa

Contrabaixista, natural de São Paulo, SP, profissional a 25 anos, autodidata no instrumento, com influências de música brasileira e jazz, muito ligado à área didática, ministrando aulas, cursos, masterclasses, workshops, tem 3 vídeo-aulas: “Escalas e Aplicação” (95), “Trilogy” (96) e “Tudo o Que Você Sempre Quis Saber Sobre Slap” (02), produzidos pela “Aprenda Música”, a maior produtora do gênero no Brasil.

Autor dos books: “Rítmos e Grooves I” (98) – estudos de grooves e improvisação) e “60 Exercícios de Técnica para Contrabaixo” (02).

Autor do método de contrabaixo da Editora TKT, com 3 volumes acompanhados de CD, usados em várias escolas de música por todo o Brasil.

Atua intensamente no mercado de música instrumental paulista, tocando sempre com grandes músicos como Faíska, Mozart Melo, Michel Leme, Douglas Las Casas, Kiko Loureiro, Djalma Lima, Alaor Neves, Walmir Gil, Bocato, Daniel Alcântara, Amon Lima (Família Lima), Naor Gomes, Cuca Teixeira e outros, e participa de vários projetos e eventos como Festival IBT/Cover Baixo”, Guitar Mix I e II, Cascavel Jazz Festival, Festival de Jazz/Sesc São Gonçalo, Festival de Jazz de Garanhuns, Expresso Jazz Festival, Baiacool Jazz Festival, etc, se apresentou na Expo Music nos últimos vinte anos, fazendo workshops pela Meteoro, Sto Angelo, Yamaha, Dean Markley, Guild, Tagima, Warwick, Takamine, e atualmente pela Elixir, Fire, Zoom, Sterling Music Man, etc.

Toca desde 94 com o guitarrista Faiska, com o qual gravou os CDs “Stratosfera (95)” e “Bend (04)”, os shows em DVD “Faiska ao Vivo-94” e “Bend ao Vivo-2005”.

Integra o trio “Três de Paus”, juntamente com o tecladista Bruno Alves e o baterista Douglas Las Casas, com 2 CDs gravados: “Caruso/Las Casas/Willcox” (01) e “Preto de Cabelo Branco” (04), este último com participações ilustres de Lea Freire, Bocato, Marcelo Martins, Walmir Gil, entre outros, e um DVD “Três de Paus ao Vivo”, lançado em abril de 07, com participação do saxofonista cubano Luís Cabrera.

Em 2010 gravou o CD e DVD ao vivo “Três de Paus playing Airto Moreira”, homenagem à esse grande baterista, percussionista e compositor brasileiro radicado nos EUA à mais de 40 anos, à ser lançado em 2011.

Ministra aulas particulares em estúdio próprio, e no Conservatório e Faculdade Souza Lima, onde está a mais de 20 anos.

Atualmente é endorser: Baixos Sterling Music Man, Cordas Elixir, Fire Custom Pedals.

PERFIL: Música brasileira, jazz (tradicional e fusion), funk (pizzicato, slap), e improvisação.